Game of Consoles #002- Tomb Raider Saturn vs Playstation

Game of Consoles #002- Tomb Raider Saturn vs Playstation

Postador: Data: Publicado: 22 de março de 2014 - 1:12 AM Categoria: Destaques, Especial

GoC tomb raider

Mais um Game of Consoles na área pessoal! Desta vez os sêniores André Nesman e Tiago Almeida usam seus argumentos para defender as versões Saturn e Playstation do clássico Tomb Raider. Que os jogos comecem!

Para André Nesman, a melhor versão é do Saturn por que…

Confesso que a primeira versão de Tomb Raider que joguei foi no console da Sony. Porém, na época eu possuía um Saturn, e não perdi tempo para correr atrás da versão do console da Sega, já que ele estava mais acessível a mim.

Mas o nascimento de Tomb Raider foi estranho. Primeiro ele foi lançado no console da Sega, para depois ser lançado no console da Sony. Apesar da má fama do Saturn na inferioridade dos jogos 3D, o Saturn se saiu muito bem com Tomb Raider, apesar da nítida vantagem que o Playstation tirou com o game, já que gráficos 3D era o forte do console.

tomb2
 Lembra disto? Se sim é sinal que está ficando mais sênior…

Mas Tomb Raider do Saturn possui alguns aspectos que o  console da Sony não possui, e às vezes passam despercebidos por jogadores. São pequenos detalhes, mas que fazem uma certa diferença.

O primeiro deles é um efeito na água que não está presente no Playstation. Se observarmos a água na versão Saturn, dá pra ver um efeito de ondulação no interior de lagos e piscinas. No Playstation, não existe este efeito, e a água fica totalmente parada, sem nenhum movimento.

Outro detalhe que a versão do Playstation não possui é a construção da fase completa em certos pontos. Este efeito faz com que possamos ver o horizonte da fase por inteiro no Saturn, enquanto no Playstation possui somente o fundo preto, e ele só irá se construir quando Lara andar mais a frente.

O controle também é amigável, e a configuração do controle do Saturn ajuda a localizar melhor as funções de Lara. 

Para Tiago Almeida, a melhor versão é do Playstation por que…

Eu conheci Tomb Raider através de um demo para MS-DOS, porém meu computador na época não era capaz de executá-lo com perfeição, acredito que era um modesto 486, que sofria mesmo em baixa resolução. Por sorte eu possuia um PlayStation e foi bem fácil conseguir uma cópia do Tomb Raider pro console.

Aqui vão alguns pontos em que eu acho que a versão do Tomb Raider pro PlayStation é melhor do que a do Saturn.

Logo após o vídeo de introdução e a batalha contra os lobos, na primeira área, já é possível observar a superioridade técnica do PlayStation. A textura das paredes são bem feitas e observando a neve dá pra perceber que o Saturn tem algum problema na renderização de texturas, os scans parecem ter menor resolução do que a versão do PlayStation, isso somada a melhor qualidade de vídeos FMV do console da Sony.

A iluminação e efeitos de luz no PlayStation também são superiores à versão do Saturn, que tem uma iluminação mais opaca, lembrando uma névoa. Enquanto essa característica produz um efeito sinistro e misterioso fica claro que não é um efeito e sim uma limitação técnica do console da Sega. A textura da água no PlayStation é mais clara, enquanto no Saturn parecem espumas de sabonete. Em baixo d’agua a diferença também é gritante, no PlayStation existe um tipo de filtro azul, a tonalidade da Lara muda e encaixa perfeitamente no ambiente enquanto no Saturn a Lara não muda e a única indicação que está submersa são as bolhas ao fazer movimentos.

Loading. Muito comum nessa época, apesar de irritante e entendiante no PlayStation o tempo de carregamento é bem menor que no Saturn, que em algumas ocasiões nos deixam somente com uma tela preta.

Basicamente são estes os meus pontos, gráficos e texturas. Enquanto o Saturn pode ter um melhor controle, apesar que a curva de aprendizado no PlayStation seja pequena, os gráficos e detalhes são melhores no PlayStation e isso sempre foi importante.

Você concorda com qual sênior? Na sua opinião, qual a melhor versão de Tom Raider? Participe!
  • zano

    Nesta disputa, é evidente que a versão do PS e a melhor.

  • http://about.me/felipebbarbosa/ Felipe Barbosa

    Bem legal essa discussão!
    É bom saber dessas diferenças que eu desconhecia!
    Zerei recentemente a versão do PlayStation e mesmo com a jogabilidade “travada” para os dias de hoje, é um bom jogo!
    Agora lendo esses argumentos, fiquei curioso para jogar a versão do Saturn! :)

  • Hivvu

    Gostei do debate, mas gostava de ver imagens de comparação :)
    Tenho ambos as versões e confesso que não reparei em nada disso, preciso de ir jogar outra vez ;)

    • Andre Nesman

      Eu tinha reparado esses detalhes pq eu finalizei primeiro a versão do Saturn, e em seguida finalizei a versão do Playstation. Eu estranhei em algumas partes que a fase inteira não se construía por completo no Playstation, diferentemente do Saturn. Foi aí que eu percebi que o algumas fases do Saturn apareciam o cenário completo, enquanto no Playstation não acontecia isso.

  • Paulo Ricardo Duarte Dos Santo

    Joguei as 2 versões e do Saturn era superior mesmo fora que a jogabilidade fluia melhor no Saturn do que no PSX e o controle do Saturn ainda melhorava mais ainda de controlar a Lara. Não é aquela diferença grotesca mas no Saturn ganhou. Quero ver mais comparações e com imagens pessoal legal a ideia

Game Sênior N° 020
Game Sênior Entrevista #06 Taylor Ponto
Facebook Game Sênior
Twitter Game Sênior
Geekness
Street Fighter.com.br
GameHall Network

Switch to our mobile site