Game of Consoles #001- SSFII Mega vs SNES

Game of Consoles #001- SSFII Mega vs SNES

Postador: Data: Publicado: 13 de março de 2014 - 1:55 PM Categoria: Destaques, Entrevistas

Super Street Mega Super

Afinal, qual é a melhor conversão de Super Street Fighter II The New Challengers? Mega Drive ou Super Nintendo?

Nesta nova coluna os seniores da casa irão utilizar seus argumentos para defender diversos assuntos do universo dos games. E para inaugurar, uma discussão que atravessa gerações – Qual a melhor conversão 16 bits de Super Street Fighter II? Do console da Sega ou da Nintendo? Eu defenderei a versão do Mega Drive e o nosso convidado Fabio Zanholo Stavale a versão de Super Nintendo.

Para Mano Beto, a melhor versão é do Mega Drive por que…

Joguei bastante ambas a versões deste clássico nos anos 90. Muitos defendiam a versão do console da Sega com unhas e dentes. Um dos argumentos dos seguistas era a quantidade de memória do cartucho de 40 megas, um recorde para o console na época. Além disso, a versão Mega Drive também tinha o famoso locutor para anunciar o Round (mesmo com uma voz um pouco rouca), algo inexistente na versão Super Nintendo. Graficamente ambas as versões são bem parecidas. O que diferencia neste aspecto são as paletas de cores. Na versão Super Nintendo, elas são mais frias ao contrário da versão Mega Drive, que para suprir as poucas cores que o console tinha, a paleta de cores é mais quente.

A jogabilidade com o controle de 6 botões torna a experiência mais sútil comparada com a versão Super Nintendo, que mesmo não tendo um controle (oficial da Nintendo) com os botões alinhados como no arcade a jogabilidade também é boa. Falando ainda em jogabilidade, outro detalhe é referente aos combos. Quem joga Street Fighter há tempos sabe que nas versões mais clássicas, não existe combos com golpes normais ritmando botão do golpe fraco para o forte como nas séries Darkstalkers e Marvel vs Capcom. Os combos normais em Super Street Fighter II precisam de um timing certo para apertar os botões, exigindo um pouco de treino. A versão Mega Drive tem este timing bem semelhante com do arcade. No Super Nintendo este tempo é um pouco diferente, exigindo um treino ainda maior. Mesmo com um som inferior, a versão Mega Drive possui efeitos sonoros dos golpes mais impactantes do que a versão do console da Nintendo, deixando o jogo mais próximo de sua proposta que é a luta. Abaixo você confere os vídeos para comparação:


Efeitos sonoros dos golpes na versão Super Nintendo


Efeitos sonoros dos golpes na versão Mega Drive

Por conta desses pequenos detalhes na jogabilidade e nos efeitos sonoros, neste combate equilibradíssimo quem leva a melhor é o Mega Drive.

Para Fabio Zanholo Stavale, a melhor versão é do Super Nintendo por que…

Eu jogo até hoje nas duas plataformas e prefiro a versão de SNES pelo simples fato de ter uma paleta de cores muito maior deixando esta conversão muito próximo da versão original do arcade, diferente da versão de Mega Drive que tem cores lavadas. Outro fato que leva a minha predileção a versão de SNES é o áudio das trilhas e das vozes dos personagens que são idênticas a versão original e um fato bem interessante que colocaram na versão de SNES é que dependendo da força aplicada no golpe a voz do personagem muda, o que ajuda a identificar se a magia vai vim lenta, média ou rápida. Outro fator interessante na trilha é que ela não foi portada mas sim feita do zero o que deu um outro tipo de qualidade positiva para o game.

A jogabilidade do game é perfeita e diferente do que muitos falam que ela é inferior a de Mega Drive, mas sim idêntica, pois muitos confundem jogabilidade com falta de preparo e sincronia, pois na época todos eram acostumados a jogar com o controle de 6 botões enfileirados, diferente da versão do controle do SNES com L e R, mas podemos ver que esta dificuldade foi superada pois hoje em dia todos os controles atuais de Xbox e Playstation copiam o controle do SNES .

Muitos comentam que a versão de SNES tem slow down, isso é mito, pois nesse game em exclusivo o slow down não ocorre, pois é suficiente para o processador do SNES rodar liso e sem atrasos. Também não vou deixar de comentar aqui os detalhes do jogo em si, pois além de estar muito fiel a versão do arcade, o que não deixou faltar nada no cenário como também não colocou coisa que não existe no game original. Reparem também nas movimentações das nuvens na fase do Blanka que se mechem e não ficam travadas como na versão de Mega Drive.

Por esses pequenos detalhes a versão de Super Nintendo leva a melhor.

E vocês? Qual a melhor conversão de Super Street Fighter II? Você concorda com qual ponto de vista? Comente! Participe!

  • Sérgio Sampaio

    “Outro fato que leva a minha predileção a versão de SNES é o áudio das
    trilhas e das vozes dos personagens que são idênticas a versão original”

    As vozes são melhores, mas falar que estão “idênticas” é muito exagero.

    “…e
    um fato bem interessante que colocaram na versão de SNES é que
    dependendo da força aplicada no golpe a voz do personagem muda, o que
    ajuda a identificar se a magia vai vim lenta, média ou rápida.”

    Acho q você jogou outra versão de SF2 no SNES pois a única que tem variação no tom de voz, referente à força utilizada nos golpes especiais, é a “World Warriors”.

    • Fabio Zanholo Stavale

      verdade, só na versão World Warriors a vos tem esse lance de mudar, mas é que eu avaliei o jogo em um geral comparando todos os Street Fighter de ambos os consoles, e não acho um exagero dizer que as vozes são idênticas na versão SSFII pois o snes tinha capacidade sonora de sobra para fazer isso, lembrando a você que a maioria dos jogos arcade antigo da época eram mono o que fazia total diferença na hora de portar para um game stereo, ou seja na maioria das vezes as trilhas ficavam melhores do que no original do arcade, e você pode constatar isso tanto na versão de snes quanto na de mega drive, e um grande exemplo do que eu estou falando é o jogo midnight resistance, compare o áudio da versão de arcade com a de sega genesis que vai constatar o que eu estou afirmando.

  • Fernando Bersotti

    Eu me diverti muito com ambas.
    Mas sempre achei a de Mega Drive mais bacana. O meu controle de 6 botões foi comprado exclusivamente pra jogar SF no Mega.
    Mas pra mim não existe uma “melhor”, e sim deiferentes.

    • THYRSO

      Relamente os street fighters em questão têm seus prós e contras em cada plataforma….você está mais que certos…. ^_^

  • Fabio Zanholo Stavale

    A grande verdade é que é visível a superioridade da versão de snes tanto no áudio quanto no gráfico e um empate na jogabilidade.Uma outra coisa é o lance do joy, muitos preferem o do Mega Drive por ter 6 botões mas eu prefiro o do Snes porque é padrão, e quando digo padrão é para falar que ele serve não só para Street Fighter mas sim para qualquer jogo de luta que seria lançado para ele futuramente, diferente do controle de Mega Drive que era ideal para Street mas deixava a desejar com jogos como a serie Mortal Kombat com RUM e Bloqueio no meio, que ate podiam ser mudados nas configurações, mas não ficava tão bom e acessível como o L e R .

  • THYRSO

    Cara o super só é melhor que o mega em variedade de jogos …de repente gráficos em alguns jogos como da pra ver nos videos …bonecos maiores e tals ..enfim….mas jogos que sairam para os 2 poucos são os que o super vence como em sunset riders…e nem me venha com papo de som ….me recuso a falar de audio do snes….rs..nao sou nada de ISTA ….eu tive os 2 jogo tudo até hj ….snes foi melhor que o mega em geral sim ….mas certas comparações nao podem ser feitas..como essa do street fighter…quer entender melhor….

    Samurai Spirts…O do mega FALTA um personagem cara….earthquake…q mancada…o so super tem todos certinhos e tals ….mas vai comparar o resto do jogo ….ta de sacanagem …..rs…nao me xinga rs….odeie o jogo não o jogador kkkkkkkk

    • Fabio Zanholo Stavale

      O Samurai Shodown do Mega era muito bonito mesmo mas não passava disso, pois o game e todo desengonçado com comandos fora de sincronia, e não dava para ver o que era espada forte media , era tudo a mesma coisa, e fora a cor lavada do jogo.Esse jogo sofreu do mesmo Mau de Mortal Kombat de snes, jogo lindo e todo travado mal dava para pular para diagonal, ja a versão horrível de mega drive me agradou mais pois era jogavel e muito mais fácil de aplicar os golpes e tal.Resumindo o Samurai do MD so ganhou no gráfico mas perdeu em todos os quesitos.

      • Sérgio Sampaio

        A versão do Snes eu acho muito triste. Os personagens são muito nanicos, nenhum outro jogo do snes é daquele jeito. O som das vozes são muito abafados e com um eco esquisito. As musicas também não estão com a qualidade que o console suporta, as vezes parecem de jogo 8 bit. Olhando o jogo rodando, por conta do tamanho dos sprites e do som, parece que estou vendo um jogo de Game Gear. O único quesito realmente bom é a jogabilidade que é mais parecida com o arcade, ainda assim, existem alguns slowdowns

        • Fabio Zanholo Stavale

          Não tem show down , sei disso porque tenho todas as versões aqui nos meus consoles, fora queo sprite não é menos mas sim igual eles usam no arcade, a versão de mega drive sim que é toda esticada.

      • THYRSO

        Aaaa cara. Você está falando com o coração rs. Pelo amor de Deus joga um round de samurai shodown no neo geo, depois no MD. Depois faça o mesmo no SNES. Agora como a galera gosta de falar de cores, como eu disse, o snes em relação a gráfico em geral geralemente era melhor que o mega.

        • Fabio Zanholo Stavale

          Já fiz isso cara,se quiser eu faço até um video lado á lado com as versões para você ter uma base melhor.Como colecionador tenho todos os consoles por isso afirmo essas coisas com convicção, e apesar de gostar muito da nintendo não faço juz em mencionar games que ela fez melhor como Fatal Fury1, Power athlet, The Avengers entre muitos outros titulos que podia citar aqui.

  • Junior Lincoln Lincoln

    kkkkkkkkkkk ,sou apaixonado por games tenho + de 17 consoles amo o mega drive + dizer que o stret do mega é melhor rsrsrsrsrrsrs ai é ser seguista no ultimo nao tem oque ver snes the best 16 bits som grafico inequalavel !

  • Melhor Nick

    Reparem no SOM do Mega Drive nesse jogo, alias é inreparável porque o SOM é tão apagado que nem dá pra ouvi direito, parece som de Master System. Agora vejam a do SNES é tão boa quanto a versão do Arcade e até superior em alguns momentos

Game Sênior N° 020
Game Sênior Entrevista #06 Taylor Ponto
Facebook Game Sênior
Twitter Game Sênior
Geekness
Street Fighter.com.br
GameHall Network

Switch to our mobile site